Viajar: Cultura

Cultura

Cidade de Goiás – Patrimônio cultural da humanidade!

Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada no Ciclo do Ouro e retrata o período colonial brasileiro de uma maneira muito particular, razão pela qual é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O traçado urbano é um exemplo do desenvolvimento de uma cidade mineira com as adaptações às condições do local, como os limites impostos pelo Vale do Serra Dourada e o Rio Vermelho. Entre suas manifestações culturais destaque para a Semana Santa, em especial para a Procissão do Fogaréu, que recebe visitantes de todo o País. A cidade também é muito conhecida pela poetisa Cora Coralina. Sua casa se tornou um museu bastante visitado. Para quem gosta de visitar belas igrejas, a Cidade de Goiás é o local certo. Possui, ainda, opções de cachoeiras e rios para os visitantes se refrescarem. Uma opção é a Cachoeira das Andorinhas.

Pirenópolis – Onde a tradição e cultura correm livres pelas ruas de pedra!

Cidade colonial com belos cenários históricos, dezenas de cachoeiras e vida noturna movimentada. Patrimônio Histórico Nacional, guarda casarões do século XVIII e fazendas tombadas. É um retrato vivo da história goiana. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é o maior e mais antigo monumento histórico do Centro-Oeste brasileiro, construída em 1727. Por estar localizada a pouco mais de 120 km tanto de Goiânia quanto de Brasília e ter boa variedade de pousadas, além de um conjunto interessante de restaurantes com forte apelo gastronômico e festividades tradicionais, Pirenópolis se tornou um retiro de fim-de-semana para moradores das duas capitais. Os melhores restaurantes e a maior parte da vida noturna estão concentrados ao longo, ou nas proximidades, da Rua do Rosário, conhecida como Rua Lazer. Alguns destaques da cidade são a fazenda Babilônia, que resgata a culinária brasileira em um banquete com cerca de 40 itens, e a Reserva Vagafogo, pioneira no desenvolvimento de atividades de ecoturismo e ainda oferece um brunch com mais de 60 produtos, dos quais 90% são produzidos lá. O Parque Estadual Serra dos Pireneus oferece várias trilhas com paisagens incríveis. A Cidade de Pedra, sítio arqueológico, é um espetáculo da natureza. Outro grande atrativo é a produção de joias em pedras e pratas, além de mobiliário rústico. Destaque, ainda, para as inúmeras cachoeiras.

Serranópolis – Sítio arqueológico no cerrado

Serranópolis é considerada uma das mais importantes regiões arqueológicas do continente pela quantidade de pequenas grutas com vestígios de ocupação e pelo bom estado de conservação do material  que é encontrado, seja na superfície ou em escavações. O ecoturismo, aliado a atrações arqueológicas e pesquisas, atrai turistas do mundo inteiro.

Alexânia – Artesanato reconhecido mundialmente!

Oferece opções de lazer variadas. O Lago Corumbá IV é procurado para pesca e atividades náuticas. Para descansar em contato com a natureza a região oferece hotéis-fazenda e pousadas com boas acomodações e comida caseira. Está localizado no município o único outlet de grande porte do Centro-Oeste. Destaque para o artesanato de fama mundial no Povoado de Olhos D’Água.

Cristalina – A joia do Cerrado!

Cristalina é um dos maiores mercados de artesanato mineral, gemas e joias do Brasil. Na cidade é possível encontrar, além dos cristais, peças em ouro e prata, ametistas, águas-marinhas, topázios, rutilos, turmalinas, amazonitas e esmeraldas, e designs inusitados em macramê e cabochon. Um ótimo lugar para essas compras é o Mercado de Cristal. Além do encanto dos cristais, conta com muitos outros atrativos, como ecoturismo e garimpos seculares. Muitos místicos visitam a cidade por considerá-la o ponto de equilíbrio do mundo pelo magnetismo de seu solo. É a cidade mais alta do Estado e tem um dos céus mais limpos do Brasil, que facilita a observação de fenômenos astronômicos.

Jaraguá – Maior polo de confecção do Centro-Oeste

Na década de 80, Jaraguá se transformou no principal polo de confecção do Centro-Oeste. A cidade ainda preserva muitas construções históricas, como a Igreja Nossa Senhora da Penha e a Matriz Nossa Senhora do Rosário, que exalam a arquitetura do período colonial, e manifestações culturais, como as Cavalhadas. Também possui muitas belezas naturais e atrações que oferecem atividades de ecoturismo e aventura. O Parque Estadual da Serra de Jaraguá, com seus 520 metros de altitude, abriga a segunda melhor rampa de decolagem de parapente do Brasil, além de trilhas e dois sítios arqueológicos: Petroglios e Ruínas.

Paraúna – Mistérios e misticismo!

Em Paraúna são encontradas grandes formações rochosas que conferem peculiaridade ao município. Cercado de mistérios e misticismo, o Parque de Paraúna abriga histórias e lendas contadas pelos moradores das redondezas, que afirmam que a região é visitada ou habitada por estranhos seres. No Vale da Portaria, vestígios de construções muito antigas são encontrados e desafiam a imaginação. Um ponto intrigante é o relógio que marca as horas pela posição do sol. No Rio da Ponte de Pedra, distante 60 km da cidade, a ação das águas formou uma gruta cheia de estalactites e estalagmites de grande beleza e interesse científico.

Trindade – Fé que reúne multidões

“Capital da fé” dos goianos, situada a 25 Km da capital, Trindade possui seu ápice na Romaria do Divino Pai Eterno, que é iniciada na última sexta-feira de junho de cada ano e se estende até o domingo da primeira semana de julho. Realizada há quase dois séculos, é considerada o segundo maior evento religioso do Brasil. Em 2014 quase 3 milhões de fieis passaram pelo município nos dez dias de festa e lotaram o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, único santuário do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno. Muitos dos fieis saem de Goiânia a pé, no tradicional percurso de 17 Km da GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros. Durante todo o ano turistas visitam o Santuário Basílica em demonstração de fé e religiosidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário