Viajar: Aventura

Aventura



Alto Paraíso – Misticismo, aventura e cachoeiras!

Recebe turistas do mundo inteiro atraídos pela beleza do lugar, com suas mais de 120 cachoeiras catalogadas. Na cidade há também um herbário organizado por um profundo conhecedor das propriedades medicinais das plantas do cerrado. O clima de misticismo e espiritualidade é muito presente em Alto Paraíso. Você encontra uma cozinha vegetariana variada, em razão da influência de pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo que se mudaram para lá e são proprietárias de restaurantes, lanchonetes e pousadas que oferecem uma comida saudável, criativa e saborosa. Em Alto Paraíso está a Vila de São Jorge, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que detém o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Nessas localidades encontram-se pousadas aconchegantes, spas, espaços místicos e templos. É também o destino preferido dos amantes de esportes e atividades de aventura na natureza.

Caiapônia – Ecoturismo e aventura!

Conhecida por suas cachoeiras, Caiapônia é um destino de ecoturismo e aventura. Possui grande demanda dos que buscam atividades como cachoeirismo (rapel em cachoeira), moutain bike, caminhadas em trilhas ou até mesmo contemplar a privilegiada natureza. Destaque para as cachoeiras da Samambaia e Abóbora, além do Morro do Gigante Adormecido, um belíssimo monumento natural.

Cavalcante – Berço dos Kalunga!

É o berço dos povos da Chapada dos Veadeiros. Ainda guarda a simplicidade e a riqueza das comunidades da região. Abriga quase 70% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde se concentram grandes quantidades de cachoeiras, rios, serras e cânions próprios para atividades ao ar livre. Localiza-se no destino o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do País, e diversas festas tradicionais com características únicas, entre elas, o Império de Nossa Senhora D’Abadia na comunidade Kalunga.

Chapadão do Céu – O portão de entrada do Parque Nacional das Emas!

É a cidade mais próxima ao Parque Nacional das Emas, estando a 26 km do Portão do Bandeira, por estrada de terra. Possui arquitetura moderna, ruas e avenidas planejadas e construções temáticas que contornam grandes lavouras tecnificadas. O parque é uma das poucas unidades de conservação que apresentam diversas fitofisionomias de cerrado dentro do Estado.

Cocalzinho de Goiás – Vinhos e natureza em harmonia!

Erguida às margens do Rio Corumbá, Cocalzinho é dono de flora e fauna riquíssimas, com predomínio do cerrado. É cortado por vários córregos e rios. Na região são produzidos vinhos que surpreendem enólogos e apreciadores da bebida. Em seu território está uma das áreas mais preservadas da Serra dos Pireneus. Entre seus atrativos estão ainda grutas, cachoeiras e a Caverna dos Ecos, que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina.

Corumbá de Goiás – Cavalhadas e cachoeiras!

Em Corumbá, mesmo nos finais de semana, a atmosfera é tranquila, quase bucólica. O centro da cidade tem seu charme. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, com quase 300 anos de história, restaurada recentemente pelo Iphan. O Salto de Corumbá atrai turistas que buscam contato com a natureza e a prática de esportes ao ar livre. Destaque para as tradicionais Cavalhadas de Corumbá de Goiás, que são realizadas há mais de 50 anos durante a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha.

Pirenópolis – Onde a tradição e cultura correm livres pelas ruas de pedra!

Cidade colonial com belos cenários históricos, dezenas de cachoeiras e vida noturna movimentada. Patrimônio Histórico Nacional, guarda casarões do século XVIII e fazendas tombadas. É um retrato vivo da história goiana. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é o maior e mais antigo monumento histórico do Centro-Oeste brasileiro, construída em 1727. Por estar localizada a pouco mais de 120 km tanto de Goiânia quanto de Brasília e ter boa variedade de pousadas, além de um conjunto interessante de restaurantes com forte apelo gastronômico e festividades tradicionais, Pirenópolis se tornou um retiro de fim-de-semana para moradores das duas capitais. Os melhores restaurantes e a maior parte da vida noturna estão concentrados ao longo, ou nas proximidades, da Rua do Rosário, conhecida como Rua Lazer. Alguns destaques da cidade são a fazenda Babilônia, que resgata a culinária brasileira em um banquete com cerca de 40 itens, e a Reserva Vagafogo, pioneira no desenvolvimento de atividades de ecoturismo e ainda oferece um brunch com mais de 60 produtos, dos quais 90% são produzidos lá. O Parque Estadual Serra dos Pireneus oferece várias trilhas com paisagens incríveis. A Cidade de Pedra, sítio arqueológico, é um espetáculo da natureza. Outro grande atrativo é a produção de joias em pedras e pratas, além de mobiliário rústico. Destaque, ainda, para as inúmeras cachoeiras.

Mambaí – Cachoeiras, cânions e conjunto de cavernas único!

Ainda pouco conhecida, Mambaí possui grande potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura. Situado na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Vermelho, conta com uma geografia privilegiada e boa parte de sua flora e fauna preservadas. O visitante encanta-se facilmente com as diversas cachoeiras, lagos, cânions e um conjunto de cavernas único.

Mineiros – Riqueza de fauna e flora!

É uma das cidades com melhor estrutura turística na região, incluindo um estruturado parque hoteleiro. Fica a 80 km de distância do Parque Nacional das Emas, pelo Portão Jacuba, por asfalto. No município existem cerca de 120 cachoeiras catalogadas, além de um conjunto de serras cortado pelos rios Formiguinha, Diamantino e Matrinchã. Possui uma rica variedade de fauna, flora, piscinas naturais, grutas e abrigos. Um grande atrativo é a Comunidade do Cedro, onde se mantém tradições do povo negro. Ali existe um laboratório de plantas medicinais do cerrado.


Formosa – Maravilhas da natureza!

Formosa influencia na formação de três importantes bacias hidrográficas do Brasil – Amazonas, Prata e São Francisco. Possui forte potencial turístico e é privilegiada por conter em seus limites grandes maravilhas da natureza. Dentre seus atrativos está o Salto do Itiquira, que com 168 metros de queda livre é o maior salto do Planalto Central e está em uma reserva formada por corredeiras, mirantes, canyons e mais de 35 nascentes puríssimas de águas cristalinas. Outro ponto turístico de destaque é a Lagoa Feia. Com 400 metros de largura e 7 km de extensão, está próxima ao centro da cidade e possui várias trilhas para passeios. No Vale do Paranã é realizado, todo ano, o campeonato mundial de voo livre. Outro destaque é o Buraco das Araras, com trilhas que levam a diversas cavernas.

São João D’Aliança – Portal da Chapada dos Veadeiros

Destino com grande potencial natural e integrado à Chapada dos Veadeiros , tem no turismo uma força para o desenvolvimento. É considerado o Portal da Chapada por ser a cidade mais próxima a Brasília. Como os demais municípios da região, é repleto de belezas naturais como cachoeiras e cânions. Possui uma comunidade remanescente de quilombo, o Quilombo do Forte, que fica em um local de acesso extremamente difícil. Uma manifestação cultural muito forte na cidade é a catira. São mais de 60 dançarinos cadastrados na Associação dos Catireiros. A Chácara ReBendoleng é um santuário do cerrado, rico em aves e fauna.

São Domingos – Turismo e pesquisa no Parque Estadual de Terra Ronca!

No município está situado o Parque Estadual de Terra Ronca, com aproximadamente 57 mil hectares. O parque possui grande importância turística e também para a pesquisa científica. É constituído por inúmeras grutas, com cerca de 620 milhões de anos, banhadas por águas límpidas e mornas. Um cenário de extrema beleza e magnetismo que ganha mais colorido com cachoeiras, praias e passagens estreitas que dão acesso a imensos salões naturais de rara beleza.


Aruanã – Grande praia de Goiás!

Maior e mais desenvolvido destino do Rio Araguaia, Aruanã conquistou, após a revitalização de seu porto, uma estrutura invejável para a pesca e para a prática de esportes náuticos. O município conta com estrutura hoteleira e de serviços. À margem do rio, luxuosos e tradicionais acampamentos são montados com todo o conforto da vida moderna, como antenas parabólicas, sonorização, chuveiros de água quente e até mesmo heliportos. Nas planícies que acomodam o leito do rio Araguaia existem milhares de lagos e lagoas que são excelentes para a prática da pesca esportiva.








Nenhum comentário:

Postar um comentário