Comidas Típicas

Como praticamente todo cardápio brasileiro, a lista de pratos típicos de Goiás foi influenciada pelas cozinhas indígena e europeia. Há uma característica, no entanto, que diferencia a culinária goiana daquela existente em qualquer outra parte do país: a farta presença de ingredientes nativos do Cerrado. Vamos conhecer um pouco da nossa culinária?

Arroz com pequi
O frutinho amarelo, símbolo do estado, dá cor e sabor característicos a boa parte dos pratos típicos. Geralmente cozido com arroz e frango, o pequi pode ser acrescido às receitas em polpa ou inteiro. Neste último caso, deve ser consumido com cautela: é preciso roê-lo com cuidado e, em hipótese alguma, mordê-lo. Cheio de espinhos, seu caroço pode, facilmente, machucar a boca dos desavisados. 


Onde comer: Restaurante Chão Nativo I ou ou Jerivá

Pamonha

Os milharais da região proveem as espigas, que, em família, quase como num ritual, são debulhadas. Os grãos servem de base a uma massa cremosa, que depois de pronta é envolta na própria palha e cozida. À beira das estradas, há inúmeras pamonharias, que servem a receita à maneira tradicional (doce ou salgada) e, também, em versões com carne-seca e requeijão ou até frango e guariroba.



Onde comer: Frutos da Terra (foto) e Pamonha da Vovó (Rua 83, 21, Praça Cívica - Setor Sul) ou Jerivá.

Doces caseiros

Os docinhos de Goiás (GO) ganharam notoriedade com a poetisa e doceira de mão cheia Cora Coralina. A arte também era dominada por mulheres como Dona Dita e sua vizinha Dona Zilda, contemporâneas de Cora, que repassaram seus segredos para colegas que mantêm viva a tradição. Cada doceira tem sua especialidade, mas os quitutes mais famosos são o pastelinho (massa assada reacheada com doce de leite) e os doces de frutas. A maioria é vendida nas casas das próprias doceiras. 


Galinhada

Servida, geralmente, em eventos especiais, é um arroz reforçado com pedaços de frango caipira. A mistura costuma ser refogada com pequi e cúrcuma e, por isso, ganha coloração alaranjada

Onde comer: Restaurante Chão Nativo  ou Jerivá

Sorvetes e picolés de frutas do cerrado

Na foto, gelado de laranja com três bolas de sorvete, suco e raspas da fruta da sorveteria Frutos do Brasil, em Goiânia. No estado, algumas sorveterias vendem mais de 30 sabores de sorvetes à base de frutas típicas da região e do país, como pequi e açaí


Onde comer: na Sorvetes Naturais, em Pirenópolis (GO) ou Frutos do Brasil

Empadão goiano

Trata-se de uma massa de empada recheada com fartura. Além de frango, linguiça e ovo cozido, o empadão ganha 
pequi e guariroba, e costuma ser servido no formato de uma torta.



Onde comer: Empada do Alberto e Rainha da Empada (Rua 3, 322 - Mercado Central, Goiânia). 

Angu de milho verde

Um prato típico local que tem como principal ingrediente o milho que, de tão especial por lá, virou até poema de Cora Coralina (Oração do Milho). Pode ser uma boa pedida para acompanhar uma suculenta galinhada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário